Ad Code

Eunápolis - Governador da Bahia se compromete em ajudar a transformar UPA do Rosa Neto em unidade para Covid-19

 



Método de vacinação que amplia faixa etária e envio de respiradores também foram discutidos

 

Uma nova videoconferência ocorrida na tarde de quarta-feira, 10, reuniu o governador da Bahia, Rui Costa, e os prefeitos dos municípios do extremo sul do estado. Durante o encontro virtual, a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, solicitou e o governador se comprometeu em ajudar a transformar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Rosa Neto em unidade Covid-19.

 

Para o pedido, a prefeita afirmou que "nós temos aqui, em Eunápolis, uma UPA, que foi inaugurada no ano de 2012, e ela se encontra abandonada, logo, como sugestão, gostaríamos de transformá-la em Unidade de Pronto Atendimento para Covid, a fim de atender toda a região, inclusive". A proposta foi prontamente aceita pelo governador. 

 

A audiência abordou ainda sobre o novo método de vacinação, sugerido pelo governador, e acatado pelos prefeitos presentes, já vem aplicado, em Eunápolis. A fim de evitar perdas técnicas, o município otimiza as doses ainda disponíveis em frascos abertos, direcionando o uso da vacina para idosos a partir de 75 anos de idade, a partir de lista de espera. Para isso, o idoso ou responsável envia para o e-mail vacina.eunapolis@gmail.com seu nome completo, endereço, idade e telefone. O envio via endereço eletrônico garante a formalização da solicitação. A medida segue critérios da faixa etária de priorização do plano nacional de operacionalização da vacinação contra Covid-19, estabelecidos pela portaria do Ministério da Saúde.

 

A prefeita ainda questionou sobre o envio de seis respiradores (ventiladores) mecânicos destinados para o uso no Hospital de Tratamento de Covid-19, Centro de Atendimento Eunápolis, conforme acerto realizado na última sexta-feira, 05. Em seu lugar, a secretaria estadual de Saúde (Sesab) encaminhou três monitores. O governador ficou de verificar a situação e dar posição a respeito. 

 

Sucom – Prefeitura de Eunápolis.

Postar um comentário

0 Comentários