Ad Code

Existem mais de 4 mil desabrigados no sul da Bahia por efeitos das fortes chuvas que caíram ultimamente





As últimas chuvas que caem constantemente no sul e extremo sul da Bahia, deixaram mais de 4 mil desabrigados e mais de 11 mil desalojados. Moradores das áreas afetas dizem que nunca presenciaram tanta chuva, cheias e estragos como agora.

 

A tragédia deixou 286 feridos e 17 pessoas mortas nas enchentes. No total, os efeitos das chuvas atingiram 380 mil pessoas em 66 municípios, entre eles, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Eunápolis, Prado e Vitória da Conquista. Em Eunápolis uma bela lagoa de uma praça transbordou e invadiu várias casas, sem previsão de escoamento. 


Eunápolis / Foto: Reprodução do Bocão 64

 

A BR-101 chegou a ser interditada no trecho entre Eunápolis e Itabela, devido a uma enorme cratera que se abriu. O trânsito já foi liberado, mas as obras ainda não foram concluídas. Em outras regiões da Bahia, alguns trechos de estradas também foram interditados.

 

Moradores das áreas atingidas publicaram dezenas de vídeos e fotos das inundações. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta que a região sul continua com statos de Perigo e Perigo Potencial para chuvas intensas.


Praça do Vivendas, em Eunápolis. / Foto: Reprodução do Bocão 64


 

Nas áreas mais graves, existe a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora. De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

A Agência Brasil informou, ainda que, a Defesa Civil Nacional já liberou R$ 17,5 milhões aos municípios baianos afetados pelas chuvas para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada.

 

RUI SOBREVOA REGIÃO NESTE DOMINGO

O governador Rui Costa embarcou, na manhã deste domingo (26/12), para Ihéus, no Sul da Bahia, onde faz um sobrevoo às áreas mais atingidas pelas chuvas desde sexta-feira (24/12). Na agenda,  estão previstas reuniões com representantes dos órgãos que integram a Força-Tarefa de socorro à população que sofre os efeitos da enxurrada provocada pelas enchentes de rios de várias localidades. Rui também monitora os impactos do tempo chuvoso em outras regiões que já estão sendo atendidas com ações humanitárias e da Defesa Civil Estadual.

 

O governador ainda vai anunciar novas medidas de atuação do Estado para ampliar os serviços de atenção, apoio e suporte às prefeituras na recuperação da infraestrutura e retaguarda de assistência aos moradores de áreas mais críticas. Rui viaja acompanhado da secretária de Saúde, Tereza Paim; do secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti e do senador Jaques Wagner.

 

Os vídeos abaixo são montagens de vários de vários vídeos de várias cidades, publicados por internautas:



INFORMAÇÕES: ARATUONLINE

 Foto da capa: Reprodução do AratuOnline

Postar um comentário

0 Comentários