Ad Code

Racismo? Casal negro foi acusado de furtar air fryer, mesmo com nota nas mãos




Funcionários das Americanas abordaram o casal na garagem de shopping


Na quinta-feira, 08/06/2023, um casal negro comprou uma air fryer em uma loja do Shopping Litoral Plaza, em Praia Grande, São Paulo. Em seguida o casal entrou numa loja das Americanas para conferir preços e talvez comprar algo.


Ângela Soares, de 23 anos e o marido guardaram o objeto no carro e voltaram a perambular pelo shooping. Segundo ela, ao se aproximarem do carro para irem embora, foram abordados por funcionários das Lojas Americanas (com assistência de um segurança do shooping) que diziam que eles haviam furtado o objeto do estabelecimento:


"Você pegou uma air fryer da minha loja, tem como você devolver?", teria dito um funcionário, segundo Ângela Soares. Após a acusação, o marido mostrou a nota fiscal da air fryer.


Os dois denunciam o caso como racismo e afirmam que estão encontrando barreiras para efetuar o registro da ocorrência na polícia. 


Após duas horas, policiais apareceram no local, mas recusaram fazer o registro do caso como racismo, por entender que não houve ofensa verbal. Ao UOL, a Americanas disse ter afastado os funcionários envolvidos no caso. E que tomou as medidas previstas em sua "política interna". Além disso, disse realizar treinamentos com os empregados para "melhores práticas e comportamentos adequados". 


A Secretaria de Segurança Pública disse para a publicação que a corregedoria está à disposição das vítimas para o registro e investigação da ocorrência.




OPINIÃO: Se fosse um casal branco, a atitude dos funcionários teria sido a mesma? Acreditamos que atitudes racistas ou humilhantes no Brasil sejam casos isolados, mas infelizmente, quase sempre, a entrada de uma pessoa humilde ou malvestida em um estabelecimento comercial causa desconfiança. O casal citado aqui demonstrava fluidez nas palavras, bem instruído e muito bem vestido. Será que os funcionários da loja desconfiaram deles só pelo caso de serem negros? Em caso de desconfiança de furto, qual deveria ser a atitude correta?

 

FONTE: A TARDE

Texto adaptado por Adilson Bahia



Postar um comentário

0 Comentários