![]() |
📷 Carlos Andrés Ruiz Palacio / Pixabay. |
De acordo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira, 24/07/2025, cinco cidades baianas estão entre as 10 mais violentas do país.
As informações são baseadas em estudo com base em ocorrências registradas em 2024 em cidades com 100 mil habitantes ou mais, observando os crimes de latrocínios (roubo seguido de morte), homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte e letalidade policial.
Entre as cidades baianas, Jequié, no Sudoeste baiano, que antes estava em terceiro lugar neste sinistro ranking, subiu para a segunda colocação com taxa de mortalidade de 77,6 por 100 mil habitantes. O município ainda detém uma das maiores taxas de letalidade policial: das 131 mortes registradas pelas ações no último ano, 44 foram provocadas pelas polícias Militar e Civil, ou seja, 1 em cada 3 mortes na cidade foram provocadas por agentes das forças de segurança do estado.
Juazeiro, no Sertão do São Francisco, ficou em terceiro lugar, com o crescimento de 9,6% de mortes violentas intencionais, chegando a 194 vítimas, numa taxa de 76,2 por 100 mil. Os estudos chegaram à conclusão que os aumentos são resultados da interiorização da violência com a expansão de grupos criminosos.
Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) que aparecia em segundo lugar no ranking do ano anterior, agora ocupa a 4ª posição, mas ainda mantém alta a taxa de mortes por 100 mil habitantes.
Ocupando o 7ª lugar no ranking brasileiro, Simões Filho, (RMS) detém uma taxa de 71,4 mortes por 100 mil. O município figura há anos entre os mais violentos do país, onde ocorre uma disputa entre famosos grupos criminosos. Continua após os links abaixo:
VEJA TAMBÉM
- Cinco morrem em confronto com forças de segurança no extremo sul baiano
- Motorista de carreta morre preso entre as ferragens em acidente na BR-101/Videos
- Homem tenta roubar fios de igreja, cai sobre as grades de proteção e morre espetado pelas lanças
- Homem é imprensado em barranco por viatura da PM e revida jogando pedra na viatura
- Ladrão leva tijolada no cabeção e só acorda no camburão da polícia
- Foi preso homem que esquartejou e cozinhou amigo
Feira de Santana, a segunda cidade mais populosa da Bahia, que ocupava o 6º lugar no ranking do ano anterior, melhorou de posição, ocupando agora o 10º lugar entre as cidades mais violentas do país, com uma taxa de 65,2 mortes por 100 mil.
Confira abaixo, o ranking geral das 10 cidades mais violentas do Brasil:
1 – Maranguape – CE
2 – Jequé – BA
3 – Juazeiro – BA
4 – Camaçari - BA
5 - Cabo de Santo Agostinho – PE
6 – São Lourenço da Mata – PE
7 – Simões Filho – BA
8 – Caucaia – CE
9 – Maracanaú – CE
10 – Feira de Santana - BA
0 Comentários