A utilização de tecnologia de ponta, inclusive com o emprego da
nova Plataforma de Observação Elevada da secretaria estadual da Segurança
Pública (SSP-BA) e de 1.500 policiais e bombeiros tem garantido a segurança de
itabunenses, baianos e turistas que se divertem no Ita Pedro 2026 – Maior São
Pedro do Brasil, que se encerra neste domingo. Além disso, a ação integrada das
instituições, incluindo a Guarda Civil Municipal, é elemento fundamental.
A SSP-BA garantiu ainda o reforço na tecnologia de Reconhecimento
Facial, responsável por capturar 45 foragidos da Justiça durante o São João da
Bahia. Está sendo empregado um caminhão, que possui nove câmeras embarcadas, e
em três Portais de Abordagem, montados na Arena Zé Cachoeira.
O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP),
Roberto José da Silva, realçou a parceria entre a Prefeitura e o Governo do
Estado. Ele lembrou que ações ostensivas e patrulhamento são realizadas pela
Polícia Militar da Bahia, por meio do 15º Batalhão da Polícia Militar, e
investigação através das unidades da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do
Interior (Coorpin), que instalou uma Delegacia Especial de Área (DEA) no
circuito.
Além disso, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar e o Departamento de
Polícia Técnica (DPT) também montaram estandes no Centro Administrativo Firmino
Alves para ações de socorro e de perícia. “A ação integrada tem apresentado excelentes
resultados”, declarou o titular da SESOP em entrevista à Rádio Interativa FM
(93,7 Mhz) na manhã deste sábado, dia 27, quando fez um balanço dos dois
primeiros dias de festa.
De acordo com o secretário, na sexta-feira foram registradas quatro
prisões em flagrante em duas ocorrências: subtração (furto) de telefones
celulares. Ele destaca que uma das prisões foi executada por agentes da Guarda
Civil Municipal e integrantes da equipe da Companhia de Polícia Montada da
PMBA, tendo sido presos um homem e uma mulher na saída do circuito da festa.
“O casal portava mais de 10 celulares subtraídos das vítimas, que os terão de volta após cadastramento, com o registro da ocorrência e perícia dos equipamentos. Portanto, o saldo é positivo para as forças de segurança. Na sexta-feira também não tivemos casos de agressões físicas, agora um fato envolvendo ameaça e tentativa. Os Bombeiros Militares também fizeram alguns atendimentos por exageros no consumo de bebidas alcoólicas (alcoolemia) de algumas pessoas, mas sem gravidade”, finalizou.








0 Comentários