Ad Code

Projeto Papo Jovem debateu segurança em Eunápolis

 


Na tarde de quarta-feira (30), aconteceu mais uma edição do Projeto Papo Jovem, com debate sobre Segurança Pública em Eunápolis. O evento contou com a presença autoridades e representantes das mais variadas entidades ligadas a sociedade. A discussão do tema é decorrência de acontecimentos no município, gerados por disputas de facções criminosas que culminaram em aumento da violência com tiroteios e homicídios e cuja maior vítima tem sido a juventude eunapolitana.

Jornalista Val Cabral, sempre atento, é o responsável pelo evento


Foram abordadas as principais dificuldades de atuação dos profissionais, tanto nas ações de repressão e combate ao crime, quanto na prevenção e atendimento de saúde de usuários de drogas. Ainda, as lideranças de bairro apontaram o medo generalizado nas comunidades, mas destacaram que são promissoras as recentes políticas públicas voltadas ao esporte, lazer, realização de projetos culturais e investimento em instrumentos públicos para utilização coletiva nos bairros.

 

Promotor Público Dr. João Alves da Silva Neto


Os vereadores Arthur Dapé (DEM) e Tiago Mota (Republicano) se pronunciaram com dados relativos a homicídios, violência doméstica e as principais ações de combate que os governos devem implementar nos próximos anos. A importância da educação também foi frisada, como medida inibidora do ingresso de jovens no mundo do crime.

 

Público propositalmente resumido em conformidade com protocolos de saúde

Encerrou-se o debate destacando a necessidade de o Poder Público buscar novas soluções para enfrentar a violência e a criminalidade, e, principalmente, para reduzir os índices de crimes envolvendo a juventude em Eunápolis.


O jovem vereador Arthur Dapé


Como resultado imediato dessa edição do PAPO JOVEM, houve a sugestão da realização de uma sessão especial na Câmara Municipal, com propósito dos vereadores encaminharem uma indicação ao governo estadual, reivindicando a instalação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Pessoas Vulneráveis em Eunápolis e aumento do efetivo policial do município, bem como, outros investimentos necessários.

 

O Promotor Público, João Alves da Silva Neto, promoveu o momento mais polêmico do evento, quando afirmou que “não há bandido em Eunápolis, que não esteja ligado a uma facção criminosa, que possuem contingentes e organização maiores que as próprias forças policiais”. E frisou que a segurança pública, é responsabilidade de todos, mas que a maioria da população é facilitadora das ação dos criminosos” – concluindo sobre aplausos do público.


Paulinho DJ também se pronunciou sobre o assunto


O Secretário de Esportes, Leandro Lima, destacou o compromisso da Prefeita Cordélia Torres (DEM), em promover o combate à violência através de uma gestão humanizada e focada em cuidar das pessoas. Em nome da Prefeita Cordélia, Leandro destacou que “A segurança pública em Eunápolis consiste em um problema grave. Atribuir à Polícia a responsabilidade de enfrentar e diminuir a violência é um fardo muito pesado e, por muitas vezes, não muito efetivo. Os crimes devem ser tratados de uma forma intersetorial. Ou seja, com a implementação de políticas públicas inteligentes que englobam o investimento não só em policiamento, mas também em esporte, lazer, educação, saúde e acesso ao trabalho, por exemplo. De uma forma geral, deve-se entender que tudo está conectado e, portanto, não se diminui a violência em Eunápolis sem que haja ações de melhoria na qualidade de vida dos principais atores que a promovem – concluiu Leandro.   

 



O evento que, que acontece na tarde da última quarta-feira de cada mês, é promovido pela Prefeitura Municipal de Eunápolis, através da Secretaria de Esportes, Juventude, Cultura e Lazer, com compartilhamento de organização com a Câmara Municipal de Eunápolis, contou com participações do Promotor Público, Dr. João Alves da Silva Neto, do Presidente do Conselho Municipal da Juventude, Wilver Dias e dos vereadores Arthur Dapé (DEM),  Valterlan (PMB), Adriano Cardoso (Solidariedade), Professor Tiago Mota (Republicanos), Francis (PTC) e Adeilson do Açougue (PSC).




FONTE: BLOG DO VAL CABRAL

Postar um comentário

0 Comentários