Salvador/Covid-19: 6% de testes deram positivo na tenda montada para o Carnaval



Após o resultado, as pessoas com diagnóstico para a covid foram analisadas clinicamente e orientadas a se isolar para evitar a disseminação do vírus


Em cinco dias do Carnaval de Salvador, 64 pessoas buscaram voluntariamente a tenda de testagem para covid-19, que fica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barris. Desse total, 4 exames apresentaram resultado positivo para doença, representando 6% do total de procedimentos realizados durante a folia.


Após o resultado, as pessoas com diagnóstico para a covid foram analisadas clinicamente e orientadas a se isolar para evitar a disseminação do vírus. Todos os pacientes acolhidos estavam com sintomas leves. Nesta terça-feira (21/2), último dia da folia na capital baiana, a tenda funcionará até às 20h.


A Secretária Municipal da Saúde e vice-prefeita, Ana Paula Matos, destaca o baixo índice de resultados positivos nos testes e pontua ser reflexo da vacinação em massa na cidade. “Temos mais de sete milhões de doses aplicadas na capital, isso criou uma importante barreira sanitária para os soteropolitanos. Mesmo com muitos turistas na cidade, o povo pode voltar às ruas para curtir o momento sem medo, já que estão protegidos com a imunização”.


Ana Paula lembra ainda que o local está de prontidão para acolher aqueles que apresentarem sintomas gripais. “Quem estiver com sintomas, pode procurar nossos serviços. Essa atitude individual vai evitar um transtorno coletivo, pois reduz significativamente a chance de ‘surtos’ após o carnaval. Importante também completar o calendário vacinal”.


O procedimento é realizado por meio da coleta da amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o laudo sai em até 45 minutos. As pessoas que apresentam resultado positivo são atendidas por um médico, que passa as recomendações sobre como se preservar no período de isolamento e outras orientações. Caso o cidadão apresente sintomas mais graves, é avaliada a necessidade de encaminhamento para UPA ou internamento hospitalar.


O serviço também pode ser encontrado em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Prontos Atendimentos (PA’s) durante o carnaval. Vale salientar que nas unidades de urgência e emergência, o teste em só será disponibilizado após avaliação médica.


FONTE: ARATUON



Nenhum comentário: